TREINAMENTO FUNCIONAL

Provavelmente, você já ouviu algo sobre treinamento funcional. Mas o que é treinamento funcional?

Quando você segura um bebê, dá banho no seu cachorro, move o sofá para aspirar por baixo ou pendura um quadro na parede, seu corpo não está usando um músculo isoladamente, mas muitos músculos que trabalham simultaneamente.

Como seres humanos, realizamos uma ampla gama de atividades motoras, como andar, correr, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer, virar, iniciar e parar movimentos, subir, descer, etc. Portanto, o treinamento para melhorar a força funcional envolve mais do que simplesmente aumentar a capacidade de produção de força de um músculo ou grupo muscular, isoladamente. Pelo contrário, requer treinamento para melhorar a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.

Exercícios funcionais são aqueles que incluem movimentos que imitam a maneira como seu corpo se move quando você pratica seu esporte favorito ou movimentos da sua vida cotidiana, promovendo assim, para o corpo como um todo, o aumento de força, flexibilidade, equilíbrio e propiciando músculos mais resistentes e definidos.

Fechar