DICAS - VIVENDO SEM DOR

Alongamento para evitar dor na coluna.

Ficar em pé sem dor na lombar (“ziper”)

Mobilização de tronco, ombro e escápula

Exercícios melhor idade

Alongamento antes da caminhada.

“Balãozinho” - posição correta da cabeça e do olhar.

Posição correta de dormir.

Tênis ideal para caminhar.

Posição correta de caminhar

Relaxar e mobilizar na cadeira de trabalho do computador.

Terreno ideal para caminhada.

Posição correta e confortável no sofá para maratonar Netflix​

Exercitando-se com os filhos

POSTURA CORRETA

POSIÇÃO PARA DORMIR

A melhor posição para dormir é a de lado, com um ou ambos os joelhos flexionados em aproximadamente 90 graus. O colchão deve ser firme, com uma densidade compatível com o peso e estrutura da pessoa (não pode ser nem mole nem duro demais – aconselhável a densidade 33 ou 45 para adultos e adolescentes (dependendo da altura e peso) , e densidade 28 para crianças e pré- adolescentes ou pessoas muito magras. Se optar por um colchão , na densidade recomendada, com um pillow, esse deve ser fino, apenas pra tornar mais confortável o apoio ósseo. O travesseiro deve ter consistência suficiente para suportar o peso da cabeça (látex ou espuma firme; não é aconselhável o de plumas e penas , ou qualquer outro material similar que não ofereça sustentação efetiva para a cabeça).

ALOGAMENTO DE 2 MINUTOS

Você passa horas em pé ou sentado? Faça pequenas pausas e exercícios rápidos de alongamento para prevenir dores e lesões. 1ª Enquanto estiver sentado, estenda as pernas, e torne a flexioná-las, para cima e para baixo; mexa os pés também para frente, trás e em círculos. 2ª Alongue as costas, levando os dois braços esticados para a frente, para cima e para as laterais; 3* Alongue o pescoço, puxando a cabeça suavemente com a mão para o lado D, E e para frente, e depois faça círculos no sentido horário e anti horário. 3ª Fique atento à postura! Respire fundo, sente-se nos ísquios e apoie bem os pés no chão; 4ª Não se esqueça de ir ao banheiro, tomar bastante água e aproveite para andar um pouco. A Quality Fisio & Pilates cuida da sua qualidade de vida para você aumentar a sua produtividade.

CUIDE DA SUA COLUNA

Com o passar do tempo, maus hábitos posturais podem agravar as dores na coluna, ocasionando doenças crônicas como: lordose, escoliose, dor ciática e hérnia de disco. Assim como cuidamos dos dentes e de outras partes do corpo, é necessário cuidar da coluna diariamente. Lembre-se! Não é normal sentir dormência nas costas, formigamento e até “travar”, sentindo tanta dor que limita os movimentos. Mesmo em casos em que a coluna fica muito tempo em uma posição, é possível fazer pequenos exercícios de alongamento que evitam a tensão. Também não esqueça de incluir na sua rotina os exercícios de fortalecimento da coluna para afastar possíveis lesões e desconforto.

COMO SE DISCIPLINAR PARA INCLUIR BONS HÁBITOS NA ROTINA

Filhos, trabalho, negócios, acabam por ocupar a maior parte do cotidiano. E com tantos compromissos, muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós mesmos. Mas a Quality Fisio & Pilates preza pela disciplina em manter hábitos saudáveis, por isso lembra que é necessário preservar o autocuidado:
  • 1. Tomar 2 litros de água por dia;
  • 2. Alongar o corpo;
  • 3. Praticar exercícios físicos;
  • 4. Ter uma alimentação balanceada;
  • 5. Dormir no mínimo 8 horas por noite.
  • 6. Estar mais em contato com a natureza
  • 7. Reduzir o tempo gasto com smartphones e mídias
  • 8. Viver o presente da melhor forma possível
  • 9. Sorrir mais e praticar a gratidão
  • Inclua essas metas na sua agenda e invista em uma vida plena e cheia de saúde!

PISAR ERRADO PODE AFETAR SUA COLUNA

Você sabia que a pisada tem relação com as dores na coluna? Isso acontece porque os pés sustentam e alinham o corpo. Muitos têm a pisada pronada (para dentro) ou supinada (para fora), ou abduzida demais (“dez para as duas”), ou “pé chato” (desabamento do arco plantar), ou “pé cavo” (arco plantar muito acentuado. Então, pisar errado gera um desequilíbrio corporal, e quando não tratado, podem surgir danos, complicações e dores na coluna, bem como nos joelhos e no quadril. A fisioterapia é a melhor solução para esse caso, pois ajuda a corrigir a postura e a forma de pisar, distribuindo corretamente o peso corporal. Aqui na Quality Fisio & Pilates você encontra fisioterapeutas qualificadas que vão te ajudar!

ATENÇÃO À COLUNA DESDE PEQUENO!

As crianças estão em constante fase de crescimento. E esse é o melhor momento para afastar os riscos de doenças da coluna, evitando casos de hipercifose, a famosa corcunda, ou a escoliose, quando a coluna forma um “S”, ou hiperlordose, que é a curva da lombar acentuada, projetando a barriga para frente. A técnica de RPG é muito indicada para a prevenção desses problemas, ensinando os pequenos a andar corretamente, correr, respirar e sentar, para que possam ter uma estrutura corporal fortalecida.
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